segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Escola Primária



Ontem não sei bem porquê, lembrei-me que na minha escola primária havia um antigo poste de telefone bem alto, ao qual me encostava toda e olhava lá bem para cima, e parecia que o poste abanava e que me ia cair em cima, se bem que ele nem se mexia. Depois perguntei-me se me encostasse a ele hoje, o efeito seria o mesmo. E de repente deu-me um aperto no coração. E tive saudades desses tempos como nunca. Como morava a mais de 3 Km da escola, a carrinha da junta de freguesia ia buscar-me a casa de manhã e levava-me à tarde. E percorria todos os montes espalhados em Evoramonte para que todos os meninos que por lá moravam pudessem ir à escola. E os meninos da carrinha eram os primeiros a chegar à escola. Quase que senti aquele fresquinho das manhãs de Verão, que me tocava no corpo todo e dos vestidos fresquinhos cheios de florzinhas que usava. E aquela sensação da areia do recreio me entrar para as sandálias também me veio à memória. E tive saudades de dar cambalhotas nos ferros, de jogar ao Macaquinho do Chinês, às Escondidas, aos Polícias e Ladrões... E das idas para a cantina, que era para aí a 500 m da escola, mas que para nós naquela altura era um grande passeio. E das comidinhas da Mariana (a cozinheira), o delicioso frango frito, a canja, o peixinho no forno...
E das brincadeiras na carrinha a caminho de casa, todos com a cabeça fora da janela... sim porque nessa altura, não havia vigilantes, nem eram necessárias cadeirinhas, muito menos cintos de segurança.
Eram bons tempos esses, muito bons tempos.

1 comentário: