sexta-feira, 19 de março de 2010

Este post é para ti Pai!




Pai, hoje é o teu dia, e queria falar aqui um bocadinho sobre ti.

Queria ir ter contigo hoje, mas como sou pobre e não tenho uns reles 20€ para ir e vir do Alentejo, tenho que resignar-me e ficar aqui.

Além de Pai, foste mãe também, quando a Mãe esteve doente e passou 7 meses no IPO. E tomavas conta de nós, e eu só tinha 4 aninhos, e nunca me deixaste perceber a gravidade da situação. Obrigada. Tratavas da Mãe e de nós tuas filhas, sendo que uma delas nem tua filha biológica era, e que apesar das vossas discussões, e da tua frieza em certos momentos, é de louvar a paciencia que tiveste para nós a três. A quarta ainda não era nascida muito menos imaginada.

Acordavas, vestias-me, davas-me o pequeno-almoço e deixavas-me no infantário. Depois ias trabalhar, e tratavas da casa ao mesmo tempo. Gostava de um dia conhecer um homem como tu, que soubesse fazer tudo em casa e não se importasse, e quando eu digo tudo refiro-me a fazer as camas, limpar, cozinhar, tratar da roupa, e dos teus dotes para a bricolage. Que eu me lembre, nunca foi preciso chamar uma electrecista, um canalizador, um pedreiro, um carpinteiro, um explicador... simplesmente porque tu sabes fazer tudo.

Lembro de ser mesmo muito pequenina e de estar ao teu colo a beber o meu biberão antes de me ir deitar. Viamos Mac Gyver sempre que dava e faziamos por não perder um episódio.

Ensinaste-me a mergulhar, a fazer mobilias em madeira para as Barbies, a fazer contas de dividir porque na escola não conseguia entender. Quando andavas com a mania de construir pequenos aviões telecomandados ofereceste-me um Mecano para fazer aviões também. Lembro como se fosse hoje do dia em que me levaste a escolher a minha primeira bicicleta. Quando comecei a jogar basquete, puseste uma tabela por cima da porta da garagem. Quando a Mãe não me deixava sair ou ir aqui ou ali, tu davas-lhe a volta. Fazes sempre os meus pratos favoritos quando te vou visitar. Tenho muitas saudades de morar contigo. E dava tudo, mas tudo para voltar para ao pé de ti outra vez.
Cada vez que hoje te abraço, a sensação é a mesma de quando vinha do Canadá. O amor é o mesmo ou ainda maior, o perfume não mudou, e sempre foste o melhor Pai do mundo.
Je t'aime Papa!

5 comentários:

  1. Pai... alguém que nos faz muita falta... =)
    Também tenho várias recordações do meu pai, e é nestes dias, que não gosto muito de os reviver... mas sempre que abro o meu baú de recordações, não deixo de sorrir... e hoje, posso não o ter comigo... mas sei que tenho um que me ama =) e isso é muito bom =)

    Quando fores ao Alentejo, aproveitas o dia com ele como se fosse hoje =)
    Beijinho *.*

    ResponderEliminar
  2. Bonito Texto.
    Aproveito colega para lhe agradecer o comentário que fez no meu pequeno espaço, e quero que saiba que ele é de si também.
    Um Excelente fim de semana para si e toda a familia

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar
  3. Já li e teu post na Sexta, mas não comentei, simplesmente por um motivo. Emocionaste-me.
    E pronto, foi só isto que vim cá dizer hoje.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Chère Anusca,

    Ton père m'a fait parvenir le message que tu lui as envoyé à l'occasion de la Fête des pères.

    C'est un merveilleux message qui lui a beaucoup plû sans aucun doute. Je te félicite pour reconnaître ce que ton père a fait pour toi. De plus c'est tellement bien composé que je le garde pour que Mamie puisse constater les belles choses que tu dis. Tu as le talent de bien t'exprimer et tu devrais songer à te lancer dans l'écriture. Pourquoi ne pas écrire un roman? Je suis assuré que tu peux devenir écrivaine.

    Je t'embrasse bien fort et te garde dans ma mémoire et mon coeur.

    Papi

    ResponderEliminar
  5. Amei tudo o k li...aproveita bem o Alentejo é perto o céu é mais longe...gosto de ti miúda gosto mesmo muito do teu interior k é o k melhor conheço...
    beijos de ternura

    ResponderEliminar