quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Há coisa de mês e meio...


...fui ao Amoreiras e fiquei chocada ao ver já expostas a decorações de Natal. Isto porque tanto eu como o resto das pessoas que lá estavam vestiam t-shirts, saias, calções e chinelos e na minha cabeça Natal não cola com roupa de Verão. Eu sei o que o Natal no Brasil é passado a trabalhar para o bronze, mas nunca tive um Natal assim e por isso só esta semana consegui de facto sentir que o Natal está aí à porta, devido ao frio que já se faz sentir.
Não, não contos os dias para o Natal, não conto as prendas que recebo, não fico triste se recebo pouca prendas, nada disso. Para mim o Natal é amor. Amor de pais, amor de irmãos, amor de amigos. É a data em que dou graças por poder ter quem amo perto de mim. Adoro as reuniões de mãe, manas e sobrinhas na cozinha antes da consoada, com uma a por a mesa, com outra a cortar pão, com as pequenas a provarem os doces com os dedos, com a mãe a tomar conta do bacalhau e dos grelos. Adoro jantar na noite de 24 de Dezembro com o meu pai à minha frente, os dois à cabeceira, com a minha mãe ao seu lado esquero, com a minha mana mais nova entre mim e ela, e do meu lado esquerdo a minha mana e as minhas sobrinhas. Adoro ver como aquela sala de jantar fria que é raro ser ultilizada apenas por nós de um momento para o outro se transforma num espaço tão agradável, quentinho, decorado pela minha mãe e iluminado por trémulas velas de mil cores. Adoro ver a excitação das mais novas para irem abrir a prendas. Adoro os abraços, os beijinhos, os "obrigados". Adoro comer Broas Castelares como se não houvesse amanhã enquanto não se abrem as prendas. Mas o que mais gosto? É mesmo montar os brinquedos depois das pequenas abrirem as prendas.
E por estar assim com o meu coração cheio de pó de Natal, hoje vou vestir um casaco quentinho, pegar no meu cachecol, pegar no meu amor, e quero ir à Baixa e ao Chiado (que afinal é o sitio onde a nossa história começou) e quero ver a agitação das pessoas, as decorações de Natal e comer umas castanhas quentes... e boas!

2 comentários:

  1. Ah pois! Daqui a uns anos, estamos em pleno Algarve apanhar bronze, tipo 15 dias antes do natal! lool
    O natal é bom sim, mas ja chei que fosse melhor. É uma altura um bocado triste S: Mas de facto a união é única :D

    ResponderEliminar
  2. Eu estou virada para o Chiado enquanto escrevo estas palavras. As ruas já estão iluminadas. Sinto o gosto do Natal. Quanto às castanhas, acabei de as comer, quentes e boas!
    Um beijo e bons passeios.

    ResponderEliminar