quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que fariam...

... se vissem coisas escritas por vocês, em espaços virtuais de outras pessoas, como se tivessem sido elas a escreve-las?
É que se fosse entre "(...)", era mau, mas pronto, ainda havia um bocadinho de respeito. Agora fazer copy-paste directo, é que me parace um bocado foleiro.

6 comentários:

  1. Primeiro que tudo, entrava em contacto com a pessoa para ela perceber que não o podia fazer, caso contrario, tribunal :)



    Beijoca




    Flutuas Comigo?

    ResponderEliminar
  2. Eu, provavelmente, faria o mesmo que tu - escrevia um post.
    Embora a vontade fosse a de comentar "in loco", sem ser mal-educada, obviamente, pois não é preciso chegar a tanto; mas pelo menos escrevia para quem fez o descarado copy-paste, e para quem lesse os comentários: "E uma referência à fonte? Hã? Ficava-te bem." Que tal?

    Porque entre aspas, ou em itálico - acaba por ser irrelevante - é a referência à fonte, que deveria ser obrigatória, nem que fosse apenas por cortesia.


    Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
  3. hum.. não sei que faria.
    há coisa de um ano dei de caras com a cópia integral do meu livro preferido, leitura constante, na internet. apreesei-me a enviar um email à editora, que muito agradeceu =)

    ResponderEliminar
  4. Isso é muito mau.
    Uma vez fizeram copy/paste de um texto mau, mas antes perguntarem-me se podiam e ainda colocaram o link pra a o meu blog.

    ResponderEliminar
  5. Cereja querida e original...diz-se que "a INVEJA é a raiz de todos os males" e quer-me parecer que existe alguém com pouca originalidade e inveja a mais seguindo os teus "versos" . Cuida-te e chega para lá essa gente malaica

    ResponderEliminar
  6. não seria primeira vez que me fariam tal coisa.

    Quando me aconteceu confrontei a pessoa com a situação, no seu "espaço virtual", e pedi-lhe de forma cortês que desse crédito a quem de direito ou então que retirasse o post do blog. Escolheu a 2ª, julgo que por ter ficado embaraçado/a com a situação e com o meu comentário.

    Por um lado pensas: bem, escrevi algo que levou a que outra pessoa quisesse ter sido a primeira a lembrar-se disso. Por outro, sentes-te roubado da autoria de algo que é teu e que foi por ti criado. Ainda por cima no blog dessa pessoa, vários comentadores lhe tinham vindo dizer: "muito bom! está excelente o teu texto! é mesmo assim que me sinto! Adoro a forma como escreves". E um tipo pensa: ora bolas, então mas isto deveria ser dirigido à minha pessoa!

    Enfim, cenas maradas. Quem plagia devia ter vergonha na cara por 2 ordens de razões: primeiro porque está a copiar (para não utilizar o termo forte "roubar") o trabalho de outrém, e segundo porque perdem tempo ao fazê-lo, tempo esse que deveriam usar a escrever (e melhorar) os seus próprios textos.

    Beijos para a Anusca, do Homem da Faina ;)

    ResponderEliminar