quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Estes dois seres que podem observar na imagem ao lado, têm apenas 26 dias de diferença, e para além dos irmãos de cada uma eram uns grandes matrafões em relação às pequenas, num raio de 6 km só se tinham uma à outra para brincar nos tempos em que eram pequeninas.
Talvez por isso esta amize tenha a base forte que tem.
Andámos juntas no infantário. Um dia era a mãe dela que nos levava e o meu pai ia-nos buscar e ela ficava em minha casa até perto da hora de jantar. No dia seguinte era ao contrário. Frequentámos também o primeiro ano juntas.
Lembro-me dos lanches em tua casa, e das tarde de Inverno na minha em que brincávamos às Barbies sem nos cansarmos. Nunca tivemos uma casa da Barbie, mas faziamos enormes mansões no chão do meu quarto, com a ajuda de livros a fazerem de parede, com panelinhas viradas ao contrário que fazia de mesa, com mantas a fazer de sofá, com cestos do pão a fazer se berços (LOL!), etc...
Jogávamos Baseball com bolas de lama e tábuas. Montáva-mos a burra Chica. Rebolavamos nos trevos. Fazíamos "Skú" nos panos da apanha da azeitona sobrepostos. Fazíamos Sconnes e outros tantos bolos. Fazíamos de parteiras das tuas gatas.
Chegaste-me a partir o cóxis! E também me deixaste a sangrar do nariz.
Tenho saudades daquelas tardes no teu tanque em que ora estavámos dentro de água à procura de uma moeda de 5 escudos que ainda lá deve estar, ora no pomar a apanhar e a comer morangos. Daqueles domingos em tua casa em que o almoço era sempre bacalhau. De fazermos planos para atrasar o relógio do padre de forma a podermos dormir mais antes da catequese.
Entretanto foste morar para Estremoz, a 18 km dali. E deixei quase de te ver. Lembro-me de estar sempre a chorar e de dizer aos meus pais que não tinha ninguém com quem brincar. E lembro-me também de um dia em que fui não sei onde com o meu pai e quando cheguei a casa e fui para o meu quarto, ao passar pela casa de banho que tinha a porta aberta vi uma figura familiar. Estavas tu com umas meias pelo joelho, cada uma de sua cor, como era hábito teu, com uma saia de pregas sentada na sanita xD, e disseste-me: Surpresa! Os teus pais convidaram-me para vir cá dormir. Hoje não estou tão parecida com a Pipi das Meias Altas?
Ainda hoje recordo essa imagem talvez como das maiores surpresas que já tive.
Conseguimos ir parar à mesma escola de novo, no 5.º ano. E aí passámos a estar o dia quase todo juntas como acontecia antigamente. Não sei se te recordas mas o nosso primeiro beijo, e o nosso primeiro namoro, começou no mesmo dia ahahah! As primeiras noitadas, os primeiros cigarros, os primeiros desgostos... Enfim!
No 10º ano tiveste de ir estudar para Évora, porque em Estremoz não estava dísponivel o agrupamento que escolheste. Mas 3 anos mais tarde quando te liguei para te dizer que tinha entrado para a FCSH, caíu-me tudo ao chão quando me respondeste que tu também! E foram 6 meses a curtir a P*"#! da loucura!
Hoje de manhã quando acordei, tinha uma mensagem tua a dizer que já estavas a caminho de Portugal, vinda do Inter-Rail. Fiquei TÃO contente. Estou morta de saudades tuas. Todos os dias vejo alguma coisa, ou acontece alguma coisa que quero partilhar contigo. Tenho saudades das nossas noitadas, das nossas ressacas conjuntas, dos fins de semana de merda, passados de pijamas, embrulhadas em mantinhas, a beber chá, a ver filmes, e a fumar cigarros.
Tenho milhentas coisas para te contar e vou fazer de tudo para no final do mês irmos só as duas para Amesterdão.
Bem vinda a casa Matilde.
E que estes nossos 40 anos de carreira (20+20=40) se transformem no minimo em 160!

3 comentários:

  1. ADOREI lêr-te!
    Soube tão bem sentir aqui o cheiro do verdadeiro Alentejo, de uma verdadeira Amizade e de tanta saudade, nostálgia e boas recordações! Tanta coisa embebida nas tuas boas palavras!
    É tão importante termos pilares desses que sustentem tudo aquilo que somos...!
    Desde que me lembro que tenho o Tiago na minha vida (um dia falo dele). É óptimo ter alguém com quem não temos vergonha nenhuma de chorar, de dizer disparates ou cometer loucuras. É óptimo termos sempre alguém que nos diz a verdade sempre sempre, mesmo que crua e dura. É óptimo partilhar risos com essas pessoas que nos enchem tanto de tanta coisa boa!

    Na foto, a rapariga a sorrir, tão expontâneo, tal como se quer ^.^

    ResponderEliminar
  2. Depois de te lêr apenas uma coisa tenho a dizer, as duas sozinhas para Amesterdão!? Não existe lugar para mais ninguem, tens certeza?! :)


    Beijo




    Flutuas Comigo?

    ResponderEliminar
  3. Entra em contacto comigo, para tratar dos detalhes :)



    Beijo



    Flutuas Comigo?

    ResponderEliminar