terça-feira, 23 de junho de 2009

O amor é cego e também não tem idade


Acima podem observar um dos famosos Bonecos de Estremoz (minha linda terra). Este em particular é conhecido por: "O Amor é Cego" e sempre tive um carinho especial por ele. No passado fim de semana até tive para comprar um, mas arrependi-me quando me pediram 40€ por uma figura de 12 centímetros se tanto.

Desde a Antiguidade, que por interesses politicos e económicos sempre existiram uniões entre casais com grande diferença de idades. Poucos sabem mas Júlio César, imperador romano, foi seduzido por Cleópatra 30 anos mais nova que ele.

Já deixou de ser uma raridade encontrarmos casais com uma acentuada diferença de idades. E cada vez mais se denota o amor, ficando para trás esses tais interesses e todos os preconceitos trazidos pela sociedade.

Entre actores e actrizes parece ser muito comum. Na minha opinião é comum em qualquer faixa etária, em qualquer posição social. Reparamos mais nas estrelas porque são conhecidas do público.

Além disso, já não se fala em idade, mas maturidade. Não temos obrigatoriamente de gostar de alguém com a nossa idade, porque o "gostar" depende de uma infindável lista de outros factores.
Está provado que meninas de 20, preferem homens do 30 para cima, porque os mais novos ainda são uns meninos!

Quando se gosta, gosta-se! E nada há a fazer.
Relacionamentos em que as idades são díspares são ainda muitas vezes tomados como errados e nojentos, porque ou eles são mais velhos e só querem dar umas trincas na carne fresca, ou são elas as mais velhas e são chamadas de tótós por andarem com meninos que vêm nelas uma segunda Mamã.

Mas as pessoas esquecem-se que cada um sabe de si, e se se sentirem bem e os sentimentos forem puros... os outros que se lixem.
Talvez este "apontar" do dedo seja um reflexo de inveja. Porque uma pessoa pode ter um relacionamento de sonho, com uma pessoa de sonho, da mesma idade, com um trabalho de sonho e porém ser tudo fachada, porque podem ser tudo coisas muito giras, mas que não enchem o peito.

Lembro-me muitas vezes dos avós maternos que tinham 17 anos de diferença.
Viviam com pouco mas eram felizes. A a minha avó Manuela, segunda mulher do meu avô, foi o grande amor dele. Ela faleceu aos 36 e o meu avô nunca mais foi o mesmo. Toda a gente diz que em três casamentos, no segundo é que ele foi realmente feliz.

Ninguém pode viver em função dos outros ou do que os outros dizem.

20 anos de diferença pode parecer muito, ou quase nada. Se o amor for genuíno a idade conta para quê?

1 comentário:

  1. Sou totalmente de acordo com o amor não tem idades ... o amor não tem barreiras ... e ninguem escolhe amar ... o amor simplesmmente por toda a sua beleza envolvente acontece e nunca se sabe muito bem porque e onde ... e amar e muito bom mas ser-se correspondido e das melhores coisas que se pode ter nesta vida ... Sabes que te digo vive intensamente esse amor porque dele nascem as melhores sensações que se podem ter na vida .... ama como se nunca ninguem te tivesse magoado ... bjk

    ResponderEliminar