domingo, 10 de novembro de 2013

Bob, és o meu orgulho!


Este é o Bob! É o nosso grande e fiel companheiro, talvez o elemento mais famoso lá de casa.
Inicialmente não se destinava a ficar connosco, mas o suposto primeiro dono não era merecedor desta ternurinha, e hoje sabemos que a chegada dele acrescentou muita alegria às nossas vidas.
Antes demais quero deixar claro que o fato com que ele aparece nesta fotografia, que lhe dá um certo estiloso, mas que simultaneamente parece ser um pouco ridicula para tal explendedor canino, foi o 3º que o bichano experimentou nesse dia, depois de umas quantas corridas à Loja do Chinês na esperança de o encontrar um impremeável que lhe servisse, objectivo esse que não foi cumprido com sucesso.

Acho que isto aconteceu porque os chineses só têm cães pequenos. A verdade é que a sociedade continua a afirmar que nos restaurantes chineses é servida carne de cão. Eu prefiro não acreditar nisso, e sempre que como Mifã de Vaca, repito para mim mesma: "Isto é vaca, isto é só de vaca....". Mas se formos a pensar bem, nunca ninguém viu um chinês entrar num restaurante com um São Bernando ou um Pastor Alemão.
Porquê?
Eles sabem que se tivermos provas concretas, deixamos de frequentar os restaurantes e por isso só investem em chiuauas, essas amostrar de cão, que com um bocadinho de jeito até cabem no bolso, e assim podem passar muito despercebidos.
Tudo isto para dizer que, para além dos chineses carnívoros, esses que curtem carne de cão, também existem chineses vegetarianos, que gostam de ter cães como animais de companhia. 
Mas como o que dá dinheiro é o que se comercializa, a maior oferta é de chiuauas (a solução ideal para os carnivoros e vegetarianos), e todo o chinês que quer ter um cão é muitas vezes obrigado a optar pelo chiuaua, até porque não deve dar muito jeito ter um cão maior naqueles cubiculos onde os trabalhadores e operários chineses moram, e então a industria de texteis para animais, nomeadamente no que se refere ao vestuário canino, só confecciona roupa para a dimensão de chiuauas.
Claro que isto condiciona imensamente o guarda roupa do Bob, porque se nós donos não somos capazes por vezes de dar 20€ por um trapinho para nós, e se só na loja do chinês é que encontramos gabardinas caninas abaixo dos 30 / 40€ (a média de preços praticada nas lojas de animais),mas só há roupa para chiuauas, e como tal nenhuma serve ao Bob,o que é uma grande frustração.*

Retomando o nosso afecto pelo Bob... é óbvio que este canito é muito especial, e gostamos genuínamente dele e por vezes, devido a isso, acabamos por mimá-lo muito, e acho piada ao facto de o tratarmos como se fosse uma criança. 
A verdade é que este cãozinho tem sido de mesmo a experiência mais próxima da maternidade / paternidade que já algum dia tivemos.
E claro que ficámos orgulhosos quando conseguimos que ele fizesse o seu primeiro xixi na rua, que por acaso até foi a minha mãe, que raramente vem a Lisboa, que conseguiu essa proeza num momento em que nós os dois estavamos ainda a trabalhar, o que nos fez pensar no que estariamos a fazer de errado para que connosco não resultasse.
Mentiriamos ao dizer que não vibrámos e vibramos com estas pequenas victórias como por exemplo: há já alguns meses que o Bob não faz nenhuma porcaria em casa, já é muito raro roer tapetes, já nos deixa dormir até tarde no fim de semana, é muito obediente e já passeia sem trela.
Mas o que mais me fascina no Bob é a sua tranparência e humildade, caracteristicas essas muito raras nos humanos hoje em dia.
Este nosso peludo, para além de reconhecer quando erra, mostra-se arrependido (à sua maneira, como é óbvio) e revela aprender com os erros.
Meu Bob, para mim além de amoroso e muito fofinho, e de todos os dias me fazeres viajar à minha infância, (toda ela foi evoluindo rodeada de outros amiguinhos teus) tenho a dizer-te que para mim também és a Bola de Pêlo mais inteligente que alguma vez conheci
Ainda dizem que os animais não pensam e não sei quê... tretas!
Tomara muita gente, ter um bocadinho da inteligência que o nosso Bob tem.
Bob és lindo!

*Toda esta cena de se comer carne de cão acontece mesmo e apesar de eu ter reinado um pouco em torno dessa triste realidade, gostaria de deixar bem claro que sou contra esse crime, e contra os horriveis maus tratos porque milhares de cães passam para serem depois servidos na refeição de alguém, assim como contra qualquer tipo que violência contra os animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário